Comitê emergencial fará reuniões sobre prevenção
O Comitê de Ações Emergenciais também incluiu na pauta de discussão as medidas preventivas para o próximo período de estiagem, que se estenderá durante os meses de inverno. Mecanismos a ser utilizados para inibir problemas como as invasões de áreas de preservação ambiental, derramamento de lixo em encostas, queimadas clandestinas e soltura de balões, entre outros, foram amplamente discutidos durante a reunião.
O presidente do Comitê de Ações Emergenciais, Luis Eduardo Peixoto, destacou a importância do trabalho preventivo que a Prefeitura realiza durante todo o ano e destacou que as equipes do governo ainda estão mobilizadas para sanar os problemas restantes em Itaipava.
“Não deixamos nada de lado e ainda estamos presentes nas áreas afetadas pelas chuvas em Itaipava e nos bairros que também foram atingidos pelas enxurradas durante esses três primeiros meses. O trabalho que o governo municipal realiza de prevenção é de suma importância para toda a população. A mobilização do comitê durante todo o ano permite a construção de um plano de ação mais eficaz. Isso serve também para o período de estiagem que se avizinha, já que temos outras demandas que requerem atenção de nossa parte. Enfim, as políticas públicas estão sendo implementadas para curto, médio e longo prazo e estão sendo feitas dentro de uma pauta de ação efetiva para o município, como mecanismo eficaz de combate às tragédias naturais”, ratificou.
A secretária de Saúde, Aparecida Barbosa, elogiou a iniciativa e salientou que “a saúde e a assistência é a ponta final dos problemas. Temos que encampar um planejamento que evite que ocorram óbitos e esse é o nosso desafio. A população precisa estar consciente que Petrópolis é uma cidade que apresenta riscos e muitas vezes esse quadro não é entendido. Vamos promover campanhas e levar esse conhecimento para todas as comunidades, temos que ter esse enfrentamento”.
Também participaram da reunião o secretário de Meio Ambiente, Leandro Vianna, o presidente da Companhia de Desenvolvimento de Petrópolis (Comdep), Anderson Juliano, e o coordenador da Defesa Civil, coronel De Paula.